Especial Tecnologia: Técnicas para Impressão Digital

Para que uma embalagem ganhe o título de Inteligente e ofereça todos os benefícios que só o Smart Packaging é capaz, uma companhia precisa, primeiramente, desenvolver um projeto gráfico de qualidade. Aliás, toda a composição da ideia deve estar alinhada: desde o material utilizado até a disposição das informações. Então qual é a melhor técnica para utilizar, neste caso, se não a impressão digital?

Não apenas isso, esta tecnologia veio exatamente para atender uma demanda latente: produção rápida, em maior quantidade de lotes e, o principal de tudo, de forma a serializar e personalizar as embalagens.

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Quais são as vantagens?

Apresentado como um recurso potente para o Smart Packaging, acredita-se que a maior vantagem da impressão digital está na ausência de fotolitos no processo de impressão. Se você não é do setor gráfico e não entendeu este ponto, explicamos.

Diferente das demais técnicas, a impressão digital permite que uma imagem seja impressa direto no material, sem que haja qualquer preparação prévia. Desta forma, a o item que precisa ser impresso vai direto do computador para a finalização, escapando de etapas de pré-impressão, por exemplo. Tal fator torna o processo de produção de embalagens inegavelmente mais ágil. 

Serialização

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Para entender ainda melhor, imagine uma impressora jato de tinta de uso doméstico ou em pequenas gráficas. O modelo possibilita a impressão de imagem ou informação selecionada em diversas cópias. Caso você precise mudar algum item de uma versão para outra, basta mudar o comando digitalmente. Certamente, não há necessidade de fabricar novas chapas metálicas e realizar pré-impressões.

Se levarmos este conceito para a fabricação de Embalagens Inteligentes, entendemos que esta facilidade viabiliza a serialização de códigos de identificação únicos (UID), tais como QR Codes, QR Codes Datamatrix, QR Secure, Barcodes, Guilloché, etc. Isso porque a atribuição de um ID único na impressão de um lote, por exemplo, pode ser automatizada.

Futuro da Impressão Digital

Uma coisa é certa: o surgimento de novas demandas do supply chain fomenta ainda mais uma aplicação intensa destas técnicas no mercado brasileiro. Não basta ter o produto disponível nas gôndolas. Enfrentamos uma realidade onde o consumidor está cada dia mais informado e ainda valoriza, incrivelmente, a obtenção de novas informações por parte das marcas. Os negócios que não entenderem e aderirem a esse manifesto podem ter seus dias contados.

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