Especial Tecnologia: Realidade aumentada nas Embalagens

Anteriormente associada ao entretenimento, a realidade aumentada (AR, da sigla em inglês) ganhou espaço também no mundo do varejo. E não por acaso. Decerto, trata-se de um ótimo recurso quando o assunto é Experiência do Usuário. A questão é: as empresas identificaram as embalagens como o canal ideal para oferecer essa oportunidade imersiva ao consumidor.

Na visão dos consumidores, o invólucro é algo valorizado. Segundo um dado fornecido pela Tetra Pak, 91% dos clientes priorizam embalagens recicláveis e comprometidas com a causa sustentável. Inegavelmente, esta preferência comprova que, mais do que nunca, a embalagem tornou-se a principal conexão entre o cliente e a cadeia.

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Anteriormente, o invólucro era visto apenas como um item de proteção do produto e, ao longo dos anos, ganhou muitas outras utilidades. Hoje, ele viabiliza receitas, informações nutricionais e até ganham um novo significado de uso. 

Por que Realidade Aumentada?

Antes de tudo, há três coisas que precisamos saber: 1) A embalagem ganhou sua função dentro da rotina do consumidor; 2) Cada dia mais precisamos fornecer informações fundamentais ao usuário de um item adquirido; 3) Mesmo sabendo de sua importância, a tendência é que o invólucro se torne algo cada vez mais simples. 

Dito isso, como atender a todas essas demandas dentro da limitação de uma embalagem? Simples, transcenda o espaço físico e recorra ao universo digital por meio da Realidade Aumentada. Desta forma, é possível disponibilizar dados determinantes para a utilização do produto de forma interativa e, muitas vezes, didática.

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Como viabilizar este recurso?

Já falamos anteriormente o que é a Realidade Aumentada. Então, certamente sabe que, viabilizar este recurso significa transformar a embalagem no principal canal de distribuição de conteúdo com o cliente e, desta forma, obter diferencial competitivo perante a concorrência. 

Além disso, dentro do contexto atual, tecnologias touchless ganham muito espaço entre o público. Oferecer a oportunidade de provar uma roupa sem ter que vesti-la, demonstra o quão comprometido um negócio está com as adversidades.

Uma forma de tornar esse processo viável é por meio de QR Codes, um recurso que está bastante em evidência agora. Basta disponibilizá-los na embalagem, permitir que o usuário escaneie o símbolo com a câmera do celular e pronto. Ele já estará pronto para interagir com o material oferecido pela marca.

Tenha em mente uma coisa: mais do que promover a sofisticação e superioridade tecnológica de um negócio, a Realidade Aumentada deve, de fato, fazer sentido dentro da jornada de compra. Para algumas companhias, a AR é uma realidade e tornou-se algo indispensável para os seus clientes. Portanto, trata-se de uma tendência do mercado – que veremos crescer ainda mais nos próximos anos.

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