Rastreabilidade aplicada em Embalagens Inteligentes

Muitos associam o Smart Packaging a campanhas voltadas a Experiência do Consumidor, mas como já dissemos (leia aqui) este conceito não se resume a apenas isso. Mais do que fornecer informações para o cliente, as embalagens inteligentes devem auxiliar na cadeia produtiva. Para isso, já existem tecnologias avançadas desenvolvidas para Proteção da Marca/Produto, e estas são, principalmente, atreladas a Rastreabilidade.

Afirmamos que recursos de Rastreabilidade são armas potentes para obter um diferencial competitivo no mercado, independente de qual seja ele. Isso porque suas aplicações oferecem ao cliente informações confiáveis sobre procedência, conservação e qualidade do item. Esses fatores contribuem para a melhora da reputação da marca no mercado e, consequentemente, potencializa as vendas.

Quer entender mais a respeito do potencial desta tecnologia? Então, acompanhe o conteúdo que vem a seguir.

O que é rastreabilidade?

Não é novidade que a indústria, e todos os processos que a envolvem, estão cada vez mais complexos e conectados. São tantas as etapas operacionais e logísticas, que um erro mínimo pode custar prejuízos imensuráveis. E não apenas isso. Ainda há uma forte pressão para que estas integrações rendam métodos mais eficientes e ágeis, sempre com o menor custo.

Globalização

A parte boa disso tudo é que a globalização também representa, não apenas o aumento da vulnerabilidade, mas sim o aprimoramento tecnológico. E foi exatamente essa evolução que resultou na criação das tecnologias ligadas a Rastreabilidade.

Esta inovação contribui ainda para a segurança de todos os elos da cadeia, uma vez que, por meio da solução ‘Track&Trace’ aplicada a embalagem, nenhum grupo ou pessoa será capaz de violar ou fraudar o item em questão.

Como funciona?

Apesar de possuírem nomenclaturas parecidas, não podemos confundir Rastreamento com Rastreabilidade. A primeira diz respeito a uma técnica popularmente utilizada para identificar a localização de mercadorias transportadas. Enquanto a segunda é uma abordagem estática para bens ou produtos imóveis.

O conceito é simples: a embalagem possui um identificador específico – já vamos falar mais sobre as tecnologias disponíveis – que permite que todos os integrantes da cadeia produtiva identifiquem a localização exata do item, bem como as informações necessárias para dar seguimento na operação. Eventualmente, as tecnologias de rastreabilidade podem fornecer algumas das informações a seguir:

  • Dados exatos em tempo real, tais como localização, quantidade e tempo estimado para entrega do estoque;
  • Visibilidade das informações de uso do cliente, como a frequência com que o produto é usado, falhas no sistema, segurança do produto, requisitos de segurança e serviços;
  • Dados relevantes que auxiliam na tomada de decisão para melhora da qualidade geral do produto durante sua fabricação.

Tecnologias de Rastreabilidade

Atualmente, existem diversos recursos que promovem esta funcionalidade. O RFID – já falamos dele aqui – QR Code e GPS são alguns deles. A questão é que o Smart Packaging e, consequentemente a Rastreabilidade, têm sido cada dia mais reconhecidos pela legislação brasileira. Por isso, é fundamental conhecer o papel de cada tecnologia disponível neste setor.

Flexible Eletronic Chip
Flexible Electronic Chip

Abaixo, você confere o conceito de alguns dos métodos de identificação usados na rastreabilidade das embalagens:

  • QR Code: Esta solução possibilita que, com um simples escaneamento feito a partir de um código disponibilizado na embalagem, as partes interessadas tenham acesso a informações relevantes. Isso vale tanto para a indústria, quanto para o consumidor.
  • Watermark: Ela pode exercer a mesma função que o recurso descrito acima. Contudo, neste caso, a marca fica invisível a olhos nús na embalagem e não altera o design estético dela.
  • RFID: Trata-se de um recurso que utiliza radiofrequência para identificar um produto sem necessidade de visão direta e em maiores distâncias.  

E essas são apenas algumas das mais conhecidas tecnologias disponíveis no mercado. E vale lembrar que, separadas, cada tecnologia tem sua própria funcionalidade, mas aliadas em um planejamento estratégico minucioso e voltado para rastreabilidade, elas podem agregar valor ao produto e a marca gerando inovação em processos obsoletos e, principalmente, resultados e ganhos expressivos para o setor.

O Sincpress é capaz de combinar as tecnologias mais avançadas para auxiliar o seu negócio a obter diferencial competitivo no mercado. Deseja saber mais a respeito? Entre em contato com a nossa equipe e veja como Smart Packaging pode alavancar o seu resultado.