O que é Smart Packaging?

O que é Smart Packaging?

Momentos como o que vivemos hoje, de distanciamento social e impulsionamento da inovação, apenas reforçam a ideia de que a tecnologias como Internet das Coisas (IoT), big data e muitas outras ditarão a vida útil de alguns setores. No caso, das embalagens, isso não é diferente. Não apenas elas já chegaram, como ganharam um conceito único e bastante relevante: o Smart Packaging. Você sabe o que isso significa?

Smart Packaging (ou Embalagens Inteligentes, em português) é o nome atribuído a união dos conceitos de Active e Intelligent Packaging. Contudo, para entendermos mais sobre esse universo, antes precisamos definir o conceito de embalagem convencional.

Para que serve a embalagem?

As embalagens estão enraizadas nos hábitos de consumo da sociedade. É difícil imaginar qualquer produto que tenha sido adquirido sem a presença de uma. Isso pode parecer simples e, até, sem importância. Mas a verdade é que, além de preservar e proteger um produto, a embalagem é o principal meio de conexão direta com o consumidor. 

Se há muitos anos atrás, as embalagens tinham como função apenas guardar e transportar alimentos, hoje já vemos legislações específicas para o desenvolvimento e divulgação de conteúdo nelas – que, muitas vezes, possuem regulamentações específicas por categorias como alimentos e bebidas, fármacos etc. E não vamos esquecer dos códigos que, além de identificarem o produto, ajudam na gestão deles por toda a cadeia.

Em meio a tantas diretrizes, exigências e funcionalidades, manter um design de embalagem bem desenvolvido é fundamental, não apenas para o cumprimento das normas, mas principalmente para o material cumprir sua função de conversar diretamente com o seu público de interesse.

Smart Packaging X Embalagem Convencional

Vimos que a embalagem convencional possui três funções essenciais: proteger, preservar e promover o seu conteúdo. Contudo, a evolução do padrão de comportamento do consumidor fez com que os atributos citados anteriormente já não fossem mais o suficiente.

De fato, o desenvolvimento dos produtos e suas tecnologias de embalo ficaram cada vez melhores com o tempo. Mas não se engane. Isso também acarretou no surgimento de temas como consumo consciente, experiência do consumidor, proteção da marca e segurança

A essa altura, você deve estar se perguntando: ‘mas o que Smart Packaging tem a ver com tudo isso?’. É simples. O recurso chegou exatamente para transcender as funcionalidades básicas da embalagem convencional. Por meio de tecnologias conectivas, a empresa é capaz de estabelecer um diferencial competitivo da concorrência, ao mesmo tempo em que capacita a embalagem para atender a lacunas do mercado produtivo.

É para alcançar esse propósito que dois conceitos entram em jogo: o Active e Intelligent Packaging.

O primeiro diz respeito a relação produto e embalagem. A tecnologia, nesse caso, propõe avanços no material de embalar com o objetivo de prolongar a vida útil dele. Já no caso do Intelligent Packaging, o foco está na experiência do cliente e na forma como ele interage com o conteúdo.

Exemplos de aplicação

Embalagem campanha #MeuHeróiÉHighTech
Campanha #MeuPaiÉHighTech

Para ficar mais claro, falaremos sobre a campanha de #MeuHeróiÉHighTech de dia dos pais da Compaq, em parceria com o Sincpress. Durante o mês de agosto, a iniciativa ofereceu ao consumidor a oportunidade de personalizar a embalagem do notebook CQ-25 para presentear seu pai.

A ação funcionou da seguinte forma: ao comprar o modelo, o usuário recebeu, em poucos dias, uma edição comemorativa do eletrônico. Contudo, para efetivar a personalização, o usuário deveria seguir três simples passos: adquirir o produto na Sincstore; preencher o formulário corretamente; inserir uma dedicatória, uma imagem de preferência (foto com o presenteado), e o link de vídeo da plataforma do YouTube a sua escolha. Uma vez seguidas as etapas, o comprador envia o notebook para o endereço que quiser em todo território nacional.

Viu como uma proposta eventualmente muda a forma como enxergamos um determinado produto? Além dessa, há diversas outras possibilidades de aplicações para entender todo o potencial do Smart Packaging no mercado brasileiro.

Entre em contato com o Sincpress e veja como o Smart Packaging pode alavancar o seu negócio.