Especial Tecnologia: O que é Eletrônica Impressa?

O que é Eletrônica Impressa?
Eletrônica Impressa

Apesar de possuírem objetivos semelhantes – de proteger um produto ou alimento – não podemos olhar para as Embalagens Inteligentes e as convencionais da mesma forma. Afinal, enquanto uma visa cumprir o seu aspecto mais básico, a outra consegue, por meio de tecnologias específicas, gerar valor para todo o supply chain. Uma vez aplicadas, tecnologias como Eletrônica Impressa, RFID, sensores etc. podem atender desde a indústria até o consumidor final.

Leia também: Realidade Aumentada nas Embalagens!

Decerto, quando falamos em viabilizar o Smart Packaging, tenha uma coisa em mente: algumas das tecnologias utilizadas atualmente podem ser aprimoradas ou substituídas por um sistema de produção e gestão de embalagens inteligentes. Para isso, é preciso primeiramente conhecer as funcionalidades de cada recurso disponível. Hoje vamos falar sobre mais uma tecnologia que pode ser adicionada ao processo produtivo: a Eletrônica Impressa

Técnicas e materiais de impressão

Diferente da impressão digital (já comentada aqui), as metodologias convencionais – não digitais – utilizam máscaras previamente preparadas para imprimir em tiragens altas, a um custo baixo, embalagens de grande porte. As desvantagens desses métodos aparecem nos momentos em que é necessário gerar uma impressão com mais de uma camada, como por exemplo em impressões coloridas. Nestes casos, são necessárias múltiplas placas para se obter o produto final.

Em contrapartida, as técnicas de impressão digital permitem que o item estampado no substrato não dependa exclusivamente de uma máscara. Você pode realizá-la a partir de um dispositivo digital. A grande vantagem disso é a possibilidade de fazer impressões serializadas. Até mesmo materiais que visualmente parecem iguais podem ganhar uma identificação única.

O que é Eletrônica Impressa

A Eletrônica Impressa se apresenta como mais uma das alternativas viáveis dentro do universo do Smart Packaging. Isso porque, além de utilizar técnicas convencionais, tais como impressão com jato de tinta e serigrafia, ela conta com um conjunto de tintas funcionais que possuem propriedades eletrônicas – isolante, semi-condutiva e condutiva.

Desse modo, a Eletrônica Impressa, não só viabiliza inteligências como a do RFID e dispositivos eletroluminescentes de forma acessível e ágil, como de quebra atua diretamente nas matérias-primas essenciais para disponibilizar o IoT (Internet das Coisas) em larga escala.

Leia também: Conheça os recursos por trás do Smart Packaging!

O Smart Packaging é o futuro do varejo – e não à toa. Segundo um dado da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), até 2025, este mercado vai faturar cerca de US$52 bilhões em todo o mundo. Contudo, para gerar tal transformação é necessário conhecer profundamente as inovações disponíveis e, principalmente, entender que estes benefícios existem para o crescimento do varejo.

O SINCPRESS possui expertise no desenvolvimento de soluções de Smart Packaging para grandes empresas. Oferecemos uma consultoria completa e conhecimento absoluto de tecnologias avançadas e modernas para o seu negócio. Deseja saber mais a respeito? Entre em contato com a nossa equipe e veja como o Smart Packaging pode alavancar o seu resultado.