Especial Tecnologia: Conheça os identificadores

Ao longo das últimas semanas, o Especial Tecnologias tem esclarecido algumas das principais inteligências encontradas no mercado global de Smart Packaging. Para encerrar a série, hoje vamos detalhar os Identificadores: o que são? Quais tipos de identificadores existem no mercado? Como utilizar tal recurso a favor do supply chain? E o mais importante, como aplicá-los?

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Mas afinal, o que são os identificadores?

Os identificadores têm como principal função identificar alguma coisa. Eventualmente, são formados por códigos encriptografados materializados em padrões impressos nas embalagens ou etiquetas de comunicação por ondas de radiofrequência. Eventualmente, são alocados nos produtos a fim de, não apenas digitalizar e automatizar a coleta de informações de um determinado item, mas torná-la mais rápida e precisa. 

Atualmente, existem diversos tipos de identificadores no mercado. O que determina qual deles será utilizado é a aplicação e classificação do produto. Embora não haja obrigatoriedade do uso de identificadores, muitos canais exigem que um produto tenha um registro específico que, muitas vezes, é habilitado somente com o Sistema de Identificadores de Aplicação GS1.

Quais tipos existem?

Impressos

São todos os tipos de padrões que podem ser diretamente impressos nas embalagens, etiquetas ou qualquer outra superfície – como num poster de um show de rock, por exemplo. Barcode, QR Code, Datamatrix e Digimarc Barcode são alguns desses padrões. Com estes, é possível acionar uma experiência digital ao apontar o celular em uma imagem qualquer – isso mesmo, qualquer imagem, sem restrições, pode se tornar um alvo para conectar a marca com o consumidor. Bastante comuns hoje, estes recursos permitem a identificação das informações por meio de leitores que realizam essa tarefa individualmente. 

O Barcode (ou código de barras, em português) está entre as tecnologias mais conhecidas pelo consumidor brasileiro. Atualmente, sua principal atribuição é para reconhecimento do valor do produto, ao passá-lo no caixa. Contudo, apesar de bastante utilizada, sua estrutura 1D (uma dimensão) limita sua capacidade de reter informações para a cadeia produtiva. 

Em contrapartida, o QR Code, Datamatrix e Digimarc Barcode são tecnologias com estrutura 2D que oferecem uma atuação mais completa, uma vez que é possível atriuir mais informações aos códigos e também maior variação de padrão. Este último fator citado é o responsável pela habilitação da serialização destes códigos. Para entender como isso é possível, basta olhar para a forma como utilizamos o QR Code hoje. É muito comum, ao escanear o código, ser redirecionado para um site. Isso facilita suas aplicações para rastreabilidade de produtos e engajamento do consumidor.

Radiofrequência

No caso dos identificadores por radiofrequência, diferente dos impressos, a leitura não requer contato visual com o identificador – isso permite identificar vários itens ao mesmo tempo ao invés de item a item. Em alguns casos, sua alta sensibilidade permite que até produtos empilhados transmitam informações a partir do momento em que passarem pelo leitor. 

RFID, Bluetooth Low Energy (BLE) e Near Field Communiction (NFC) são algumas das tecnologias disponíveis. Para que haja troca de comunicação, é necessário que a embalagem carregue uma etiqueta. Ou seja, não há necessidade de impressão.

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As tecnologias que envolvem o Smart Packaging cada dia se tornam mais sofisticadas e completas. A aplicação de identificadores em embalagens, por exemplo, é um passo para difundir essas inteligências e apresentar ao mercado as vantagens que oferecem para toda a cadeia de suprimentos.
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