Especial Tecnologias: Conheça os recursos por trás do Smart Packaging

Tecnologias do Smart Packaging.
Tecnologias do Smart Packaging.

Quando falamos em Smart Packaging sabemos que existem inúmeros benefícios que orbitam esse conceito. Seja para agregar valor a um produto ou, certamente, para o supply chain como um todo. Para isso, existem diversas possibilidades para construção de uma estratégia de atuação única.

Rastrear produtos para evitar fraudes e falsificação, prolongar a vida útil de um alimento ou promover uma experiência de compra única. Essas são algumas soluções que as Embalagens Inteligentes oferecem a uma marca. A questão é: para definir a mais adequada, é preciso conhecer algumas das principais tecnologias existentes. 

Leia também: O que é serialização de embalagens?

Ao longo deste artigo, vamos conceituar três alternativas que já estão presentes em soluções “cotidianas” e que podem agregar muito valor a um produto. Acompanhe o conteúdo até o final.

RFID

Esta é a sigla, em inglês, atribuída ao termo Identificação por Radio Frequência (Radio Frequency Identification). A tecnologia funciona assim: um determinado item, portador da etiqueta RFID, emite uma comunicação de curto e longo  alcance ao passar próximo de um sensor de captação específico. Simples assim!

Certamente, você já viu este recurso aplicado em algumas soluções do dia a dia. A tag que inserimos no carro para facilitar a cobrança de pedágios e estacionamento é um bom exemplo. Mas saiba que seus benefícios vão muito além da experiência do cliente. 

Uma vez que é aplicado, o RFID pode transmitir informações úteis para todos os elos da cadeia, tornando todo o processo produtivo mais rentável. Isso porque, por meio dela, é possível controlar mercadorias que entram e saem de um estoque e, principalmente, contribuir para a prevenção de fraudes.

Tecnologias do voltadas para Smart Packaging

Watermark

A watermark, (ou marca d’água, em português) tecnologia criada pela Digimarc, é utilizada, muitas vezes, para propósitos semelhantes com o item descrito acima. Algumas recorrem a ela como forma, tanto de fornecer informações crucias para a cadeia produtiva, quanto ampliar a experiência do consumidor. Sua grande diferença está na forma de aplicação: a marca fica totalmente invisível.

Por meio da impressão digital, é possível inserir o código sem que ele interfira no layout da embalagem. Este recurso promete facilitar o processo de adesão desta iniciativa dentro das empresas.

Realidade Aumentada 

Em tese, esta é a tecnologia que une elementos virtuais a realidade por meio de aplicativos ou softwares. Primeiramente, o sistema capta a imagem do ambiente, utilizando um dispositivo móvel, por exemplo. Em seguida, ele projeta naquela foto um item totalmente fictício. 

Para ficar mais claro, imagine o processo de compra de um sofá. Aos moldes tradicionais, é preciso tirar a medida do ambiente, ir à loja pessoalmente, escolher o modelo e torcer para que ele fique bom. A Realidade Aumentada pode simplificar essa jornada ao permitir que aplique, virtualmente, diversos tipos na sua sala.

Embora esteja voltada para a experiência do cliente, esta é uma tendência cada vez maior no mercado. Devido sua capacidade de imersão, a RA tem se mostrado muito necessária em um cenário onde há grande demanda para tecnologias touchless

Este são apenas algumas das principais soluções que vemos por aí. No mundo em que estamos inseridos, onde os serviços e produtos estão mais conectados do que nunca, tudo indica que o ‘novo normal’ das embalagens exigirá tecnologia avançada e, principalmente, integrada. Tudo isso, para tornar o processo produtivo mais eficiente, ágil e lucrativo para todos que o permeiam.

O SINCPRESS possui expertise no desenvolvimento de soluções de Smart Packaging para grandes empresas. Oferecemos tudo o que tem de mais avançado e moderno para que o seu negócio. Deseja saber mais a respeito? Entre em contato com a nossa equipe e veja como o Smart Packaging pode alavancar o seu resultado.