Comportamento do consumidor pós pandemia

Comportamento do consumidor no pós pandemia.
Comportamento do consumidor no pós pandemia.

A reabertura da economia é um feixe de esperança para as companhias que viram sua operação reduzir drasticamente. Contudo, é imprescindível afirmar que esta mobilização global trouxe impactos para o cotidiano que, ao que parece, serão definitivos. Um exemplo claro disso são os padrões de comportamento do consumidor que, eventualmente, chegaram para ficar.

Mesmo assim, com tantas referências ao ‘novo normal’, desvendar o que esse termo significa em sua totalidade não é fácil. Algumas empresas já adotaram tal tarefa como prioridade, uma vez que entender essa nuance é adiantar a necessidade do consumidor, identificar oportunidades e, consequentemente, transformar a maneira com a qual se relaciona com o cliente.

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Para definir um plano, no entanto, é necessário primeiro conhecer o comportamento do consumidor e identificar as próximas tendências. Para isso, elencamos algumas das principais discussões em torno no tema.

Reestabeleça a confiança dos consumidores

É de se esperar que, após diversos meses imerso em um cenário de absoluta incerteza, o consumidor esteja mais cauteloso em suas decisões de compra. Muitos deles, inclusive, passaram a adotar o minimalismo como um estilo de vida definitivo, mesmo que o mercado já dê sinais de recuperação. 

Retomar a confiança desse cliente – que já estava abalada por conta da crise econômica dos últimos anos – tornou-se uma tarefa ainda mais desafiadora. Mas não impossível de realizar.

Primeiramente, é importante compreender que o modo antigo de consumo desenfreado, já não cabe mais a nossa realidade. Hoje, é preciso desenvolver e oferecer um produto que, acima de tudo, tenha um propósito, que agregue valor para o cliente. Isso significa que consumo consciente está mais evidência do que nunca, e que a embalagem pode então transformar-se em diferencial competitivo.

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Qual o papel do Smart Packaging no comportamento do consumidor?

Uma vez compreendido a questão acima, é comum que as companhias recorram a tecnologias cada vez mais avançadas e imersivas para conquistar a tão sonhada conexão com o cliente. É aí que o Smart Packaging entra. Como um recurso estratégico para esse ‘novo normal’.

Além de auxiliar um negócio, uma marca e/ou um produto a obter esse diferencial competitivo, as Embalagens Inteligentes são capazes de fornecer informações valiosas que podem influenciar positivamente a decisão de compra. Além disso, também otimizam o cadeia, diminuem custos e, principalmente, minimizam os impactos de todo o processo produtivo. Quer algo mais assertivo para construir um novo propósito?

Um plano estratégico de Smart Packaging bem estabelecido, não apenas lança uma tecnologia nova, mas analisa todo o objetivo da empresa, identifica uma lacuna e aponta qual a melhor solução para alcançar este propósito – já que consegue extrair dados analíticos.

É possível separá-los em diferentes frentes, como: 1) Verificação: onde, quando e porque o cliente adquire o produto. 2) Consumidor: quem são e quais dispositivos tecnológicos utilizam. 3) Produto: qual canal e como o adquiriram. 4) Engajamento: quais informações estão solicitando e o que eles estão trazendo de volta. Desta forma, um produto pode ser visto com muito mais valor por um grupo determinado de consumidores e também para os brand owners.

O Sincpress é capaz de combinar as tecnologias mais avançadas para auxiliar o seu negócio a traçar um plano estratégico de Smart Packaging. Deseja saber mais a respeito? Entre em contato com a nossa equipe e veja como o Smart Packaging pode alavancar o seu resultado.