Como será o Smart Packaging em 2021?

Como será o Smart Packaging em 2021?
Como será o Smart Packaging em 2021?

Precisamos concordar que, com a série de desafios impostos ao longo dos últimos meses, não faltou inovação e reinvenções em 2020. Decerto, na indústria do Smart Packaging não podia ser diferente. Afinal, com uma pandemia que mudou consideravelmente o comportamento de compra dos consumidores, o varejo não viu outra escolha a não ser criar formas de aprimorar a interação entre indivíduo e produto. E não só isso. Potencializar o supply chain é, da mesma forma, um ponto importante a ser considerado.

As soluções de Embalagens Inteligentes e conectadas, mais precisamente, aquelas que envolveram o conceito de Active Packaging – tecnologias aplicadas ao invólucro com o objetivo de prolongar a vida útil do produto em questão – foram muito bem sucedidas neste aspecto. Isso porque o mercado tem enxergado cada dia mais o potencial de evolução que recursos de Rastreabilidade e Brand Protection tem a oferecer para as companhias. 

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Smart Packaging: um mercado em ascensão

E tudo aponta para um 2021 ainda mais promissor no que diz respeito ao Smart Packaging. Um estudo da Smithers Pira, companhia especializada em estudos de mercado, apontou que o mercado global de embalagens conectadas deve atingir o valor de US$7,8 bilhões até o final deste ano. Isso representa uma valorização de 8% comparado ao número de 2020.

Outro dado, apresentado pela Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), indica que, até 2025, a indústria de embalagens valerá cerca de US$52 bilhões de dólares. De que tais recursos tecnológicos foram a grande aposta do varejo neste ano, isto já não há dúvidas. Agora, tenha em mente que ainda há muito a ser feito.

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O que vem por aí?

Presenciamos a quarentena causada pela Covid-19 impulsionar drasticamente o crescimento dos e-commerces. Apesar de positivo, tal evolução também provocou alguns problemas, como o aumento da falsificação de produtos e fraudes nos transportes e entregas. Foi a partir deste cenário, que as soluções de rastreabilidade, tais como RFID, QR Code entre outras se consolidaram amplamente. 

Decerto, estes recursos de brand protection permitiram, por meio de sua inserção nas embalagens, acompanhar em tempo real todo o processo produtivo de determinado item. Desde sua fabricação, até a chegada nas prateleiras. Bem como, forneceu informações úteis para o fornecedor. Agora, é hora de elevar as embalagens a um novo patamar.

Entramos em 2021 com um sentimento ainda, de certa forma  incerto, afinal, não sabemos quando esta quarentena irá acabar. Mas sabemos que ainda temos que manter o isolamento social. Para isso, será necessário fomentar a tecnologias touchless sem deixar a experiência do consumidor ao centro das ações. Para que isso aconteça, neste ano veremos um forte investimento das empresas em torno de tecnologia imersivas e que ofereçam novas formas de agregar valor ao cotidiano do cliente.

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