Tudo o que precisa saber sobre personalização do rótulo para remédios manipulados

A demanda por remédios manipulados vem aumentando de maneira exponencial. De acordo com dados da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), organização que representa as farmácias de manipulação no país, o primeiro trimestre de 2021 teve um aumento de 8% nas vendas, comparado ao mesmo período do ano passado.

A princípio, isso se deve a diversos fatores. Dentre eles é possível citar: auxiliar a população durante o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e o fato de que os remédios manipulados atendem as necessidades individuais dos pacientes, ao fornecer as doses adequadas de cada componente prescrito.

Com isso, é primordial que o paciente tenha fácil acesso a todas as informações sobre o remédio, bem como o tratamento que vai seguir. E, acredite, a embalagem é o principal meio para oferecer tais informações. Afinal, ela é o canal direto de comunicação com o usuário.

Leia também: Entenda a rastreabilidade de medicamentos!

Agora, você sabe o que é necessário para personalizar o rótulo dos remédios manipulados? Confira esse artigo para saber tudo sobre o tema!

O diferencial dos remédios manipulados

O principal diferencial dos remédios manipulados, frente às medicações tradicionais e vendidas em larga escala, são suas receitas personalizadas. Isso possibilita atender as necessidades específicas de cada paciente. Desta forma, ele recebe a posologia adequada para que o tratamento prescrito seja ainda mais eficiente.

Além disso, o medicamento manipulado substitui a necessidade de administrar diversos remédios diferentes ao longo do dia. Em algumas situações, com apenas uma fórmula, é possível entregar a medicação e dosagem necessárias, seja ela loção, cápsulas, creme, pomada ou outros.

Isso proporciona economia para o paciente e ainda reduz as chances do mesmo de esquecer de tomar o remédio no horário certo. Além disso, não podemos deixar de destacar o papel dos fármacos no consumo sustentável. Isso porque ele reduz a produção de resíduos que agridem o meio ambiente.

Leia também: O que é Smart Packaging?

Saiba como deve ser o rótulo de remédio manipulado

Por se tratar de uma medicação totalmente personalizada, é necessário que o rótulo contenha informações regulamentadas pela Anvisa.

As farmácias de manipulação atendem rigorosamente ao que é estabelecido pelas RDC. Assim sendo, é preciso especificar a apresentação do produto e trazer as principais informações – listadas a seguir:

  • Nome do paciente e do médico responsável por prescrever o remédio;
  • Número de registo da farmácia, data da manipulação e data de validade da medicação;
  • Descrição da fórmula com os componentes e as respectivas dosagens;
  • Instruções de como usar o produto;
  • Quantidade solicitada do medicamento;
  • Nome, endereço, CNPJ e telefone da farmácia;
  • Nome do farmacêutico responsável técnico com o respectivo número no Conselho Regional de Farmácia.

E ainda, há remédios manipulados que precisam trazer orientações mais detalhadas para o consumo responsável e seguro. Tais informações são:

  • Conserve em geladeira;
  • Mantenha ao abrigo da luz, calor e umidade;
  • Mantenha fora do alcance de crianças;
  • Não faça uso concomitante de outro medicamento sem a orientação médica – necessário especificar os componentes de interação;
  • Não desaparecendo os sintomas ou ocorrendo reações colaterais, informe o seu médico.

E como trazer esses dados de forma eficiente nos remédios manipulados?

É inegável que o rótulo de um remédio manipulado carrega muitas informações. Por vezes, tais dados são negligenciados pelo paciente. Consequentemente, isso tem influência direta na eficácia do tratamento, visto que ao não se atentar as recomendações, a medicação pode fazer o efeito desejado.

O Smart Packaging (em português, Embalagem Inteligente) oferece a possibilidade de criar um rótulo que atende às normas da Anvisa por meio da tecnologia aplicada ao invólucro. Com a inserção de um QR Code na embalagem, por exemplo, é possível entregar ao paciente um remédio integralmente personalizado às suas necessidades e com informações claras quanto aos dados e orientações de consumo.

Inegavelmente, o crescimento do setor de farmácias de manipulação se deve ao fato de que as pessoas buscam por uma medicação que atenda às suas necessidades individuais, sem depender da disponibilidade das grandes indústrias. Com isso, há um mercado amplo para tornar a experiência do cliente ainda mais personalizada, assim como apoiar esses pacientes a seguir as recomendações que acompanham a prescrição médica. 

Quando o assunto é Smart Packaging, precisamos reiterar que a Experiência do Consumidor é um dos pilares de sustentação deste conceito. Isso significa que a tecnologia aliada ao invólucro tem um propósito muito maior do que criar um produto ‘amigável’. Acima de tudo, ela deve agregar valor a relação consumidor e produto.

E as farmácias de manipulação que oferecem esse cuidado aos clientes, não só ganham destaque frente as demais, como passam a fortalecer um canal de comunicação transparente e acessível com seu público.

Sobre o Sincpress

Você já pensou em desenvolver ou sugerir rótulos inteligentes na sua farmácia? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Nós vamos tirar suas dúvidas sobre este conceito e, principalmente, como orientá-los a colocar em prática. O SINCPRESS oferece consultoria completa em Smart Packaging e tem amplo conhecimento sobre as mais modernas tecnologias para o seu negócio e como aplicá-las.