Qual é o momento de investir em Embalagens Inteligentes?

embalagens inteligentes
Quando investir em embalagens inteligentes?

Trazer mais eficiência e produtividade para o processo tem sido a principal preocupação da indústria nos últimos anos. Podemos atribuir a isso o crescimento acelerado do mercado de embalagens inteligentes. Afinal, uma coisa é fato: essa tecnologia evoluiu a maneira como as empresas desenvolvem, entregam e comercializam os seus produtos.

Não só isso. O Smart Packaging transformou a embalagem em uma ferramenta de comunicação e encantamento de clientes. Além disso, ela determina a tomada de decisão entre comprar um produto ou outro.

Dados da Mordor Intelligence, empresa de inteligência e consultoria de mercado, mostram que o setor de embalagens inteligentes foi avaliado em US$38,16 bilhões em 2020. E há previsão de atingir US$48,72 bilhões, até 2026.

Fato é que o conceito de Embalagens Inteligentes é uma tendência que veio para elevar a cadeia produtiva a nível de gerenciamento unitário e serializado, inovar o mercado e aprimorar a experiência de consumo.

Está em dúvida sobre o momento que sua empresa deve investir em embalagens inteligentes? Continue a leitura. Vamos te contar tudo.

O que são embalagens inteligentes?

Primordialmente, as embalagens inteligentes são dotadas de tecnologia Smart Packaging. Uma de suas principais funcionalidades é informar tanto o consumidor quanto os elos da cadeia de produção. Assim, é possível aprimorar a cadeia produtiva e dar novas funções ao rótulo.

Assim sendo, uma embalagem inteligente não fica restrita apenas ao perímetro na embalagem. Uma vez que a empresa passa a contar com o ambiente digital, é possível expandir o leque de informações compartilhadas com os stakeholders

Agora, além das condições de conservação de um produto, por exemplo, você pode visualizar até mesmo o trajeto percorrido para chegar ao consumidor final. Além disso, é possível informar as matérias-primas utilizadas na produção de determinado item, bem como sua procedência. E esses são apenas alguns dos diversos valores agregados às embalagens por meio da adição de tecnologia.  

Leia também: Conheça as embalagens inteligentes!

Quais são as tecnologias de embalagens inteligentes

Vale destacar que embalagens inteligentes não contemplam uma tecnologia única. Atualmente, existem diversos recursos que, além de oferecerem muitas possibilidades de aplicação, se adequam às necessidades de cada setor.

Dentre as principais, podemos citar:

RFID

Já falamos sobre ela aqui, mas vale o destaque. A identificação por rádio frequência, do inglês Radio Frequency Identification, é um recurso que utiliza ondas de rádio para a troca de informações entre produto e sistema. Para que isso aconteça, no entanto, não há necessidade de leitura óptica.

Podemos reconhecê-la mais facilmente quando nos referimos a tag colada no para-brisa do carro, que facilita o pagamento de pedágio, estacionamento e, até mesmo, postos de gasolina.

Semelhantemente, a etiqueta é uma alternativa eficiente para prevenir fraudes e controlar a entrada e saída de mercadorias. Uma vez que se comunica a curta distância quando passa próximo ao sensor de captação específico.

Leia também: O que é RFID?

QR Codes

De todas as tecnologias, podemos afirmar que esta é uma das mais disseminadas. Por meio da leitura do código, feita com a câmera do celular, o consumidor tem uma experiência aprimorada de consumo, ao passo em que reduz a poluição visual da embalagem. Com a utilização desta de maneira serializada, é possível criar um RG, ou seja, uma identificação única para cada uma das embalagens.

Realidade Aumentada

A tecnologia que insere elementos virtuais no ambiente físico e faz sucesso no universo dos games, e também é uma solução de embalagem inteligente.

Por meio da Realidade Aumentada, é possível oferecer uma interatividade maior do cliente com o produto. Atualmente, algumas marcas já englobam este recurso em sua jornada de compra.

Quais os benefícios?

Não faltam razões para comprovar que investir em embalagens inteligentes irá otimizar o seu produto. Primordialmente, vamos destacar os fatores que envolvem a rastreabilidade dos produtos.

A princípio, se olharmos para o processo de distribuição e logística, identificar os produtos de maneira individual, e não apenas como lotes, permite reconhecer as lacunas que causam prejuízos para o setor. Um exemplo disso são os roubos e falsificações de produtos. Sem um controle restrito dos itens, uma determinada carga fica sujeita a adulterações.

A embalagem inteligente se torna uma aliada para prevenir situações de roubo de carga – uma vez que todos os itens serão rastreáveis e fáceis de localizar. Isso confere maior produtividade e eleva a competitividade do negócio. Dessa maneira, além de criar padrões eficientes para a cadeia de produção e logística, também evita desperdícios.

Já no âmbito da manufatura, a tecnologia de smart packaging auxilia na análise daquilo que, de fato, funciona ou precisa ser melhorado no processo de fabricação dos itens. Isso porque todos os postos da linha produtiva podem ter suas etapas amarradas em software/nuvem.

Consequentemente, com a solução correta, é possível controlar todos os produtos que estão em produção a nível unitário e, assim, acompanhar a qualidade e segurança do que será entregue ao consumidor.

Dentre outros benefícios que podemos citar ao usar a tecnologia adequada, é a possibilidade de compartilhar assuntos como:

Propósito da empresa

Por meio de conteúdos interativos, a embalagem inteligente permite contar a história e propósito da empresa – de maneira lúdica e interativa – com a finalidade de aproximar o consumidor e torná-lo parte da história.

Orientações de consumo e uso por meio das embalagens inteligentes

Que tal simplificar a experiência do consumidor na hora de consumir um remédio, por exemplo? Com embalagens inteligentes é possível organizar todas as informações e investir em vídeos e áudios, só para exemplificar, e assim ajudar o cliente a entender o que está consumindo. E, para acessar este conteúdo, basta inserir um QR Code. Os próximos passos ficam por conta do usuário.

Preocupação com a sustentabilidade

Além disso, toda essa personalização oferece ao mercado a oportunidade de aproximar o consumidor das práticas sustentáveis implantadas internamente. Esta é uma maneira de conscientizar e, até mesmo, estimular o compartilhamento de tais iniciativas.

Fator este que tem sido decisivo na escolha de quais produtos o consumidor leva para casa. Segundo a pesquisa feita pelo Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis,.

Conclusão

Como vimos, as embalagens inteligentes têm a finalidade de aprimorar o seu negócio. Independentemente do setor, há um vasto oceano de oportunidades para as marcas que desejam se destacar.

O passo primordial é entender qual solução atende as necessidades da sua operação, bem como seus objetivos. E, para ajudar nessa etapa, conte com a equipe do SINCPRESS.

Temos especialistas que acompanham todas as tendências e as melhores práticas do mercado de embalagens inteligentes. Oferecemos consultoria completa, com amplo conhecimento de tecnologias modernas para o seu negócio.