ESG: o que é e qual sua relação com embalagens inteligentes

ESG nas embalagens inteligentes
ESG: o que é e qual sua relação com embalagens inteligentes!

Mais do que uma tendência, a conscientização do mercado sobre a adoção de políticas sustentáveis – o famoso termo ESG – está cada dia mais latente. Isso porque essa pauta impacta diretamente todos os elos da cadeia produtiva. Acredite, isso já é realidade.

Segundo levantamento feito pelo Google Trends, a pedido do jornal Valor Econômico, as buscas pelo termo ESG aumentaram 150% nos últimos 12 meses, até fevereiro de 2022. O que demonstra que o interesse por práticas sustentáveis está amadurecendo.

Acompanhe o artigo que o SINCPRESS preparou para compreender o impacto do ESG e como está relacionado às embalagens inteligentes.

Leia também: Qual o futuro da bula como a conhecemos?

O que é ESG?

ESG é o acrônimo das seguintes palavras: environmental (meio ambiente), social e governance (governança). Estes três conceitos, unidos, compõem os pilares cujo os quais a sustentabilidade no ambiente corporativo está apoiado. 

Agora, no seu significado mais profundo, o ESG simboliza a responsabilidade socioambiental, reputação e credibilidade para as empresas. Ou seja, é quando a estrutura do negócio tem incorporado, tanto em sua política, quanto na produção, princípios que respeitam o meio ambiente, a sociedade e toda a cadeia que envolve a organização.

Dessa maneira, as empresas reduzem os impactos negativos que causam na sociedade, ao passo que evidenciam os retornos positivos que são capazes de produzir. São eles: consumo consciente, geração de emprego verde, conservação ambiental entre outros exemplos.

Leia também: Conheça as Embalagens Inteligentes!

A importância da agenda ESG

Hoje, mais do que nunca, as empresas têm um papel de destaque no dia a dia dos indivíduos. Muitas delas, além de buscarem constantemente formas de fortalecer a relação com o cliente, têm um poder econômico que supera países inteiros. 

Desse modo, é inegável afirmar que a operação dessas mesmas companhias geram cada dia mais impacto ao meio ambiente. E que, tais impactos, refletem diretamente nas mudanças climáticas. Assim como na restrição de recursos hídricos, prejuízo à biodiversidade e a gestão de resíduos.

Não podemos deixar de considerar também que existem questões sociais, tais como diversidade, desenvolvimento da comunidade etc, que devem ser incluídos nas agendas das empresas. Coisa que, anteriormente, era deixada de lado pelo mercado.

Como resultado, foi-se construindo uma conscientização a respeito de que os negócios influenciam em pilares importantes da sociedade. E, por isso, hoje vemos muitas empresas comprometidas com a pauta ESG. Algumas das iniciativas mais comuns no mundo corporativo são:

  • Conhecer toda a cadeia produtiva e como ela funciona;
  • Conhecer de fato os fornecedores, bem como suas práticas socioambientais;
  • Criar e/ou manter um ambiente de trabalho saudável, que envolve diversidade, equidade salarial e investimento para desenvolver os colaboradores;
  • Investir no desenvolvimento da comunidade em que está sediada.

Por fim, não podemos deixar de lado o papel do cliente nessa história. Colocá-lo no centro das tomadas de decisões faz com a empresa desenvolva e aprimore seus produtos e/ou serviços com qualidade e inovação.

Decerto, entendemos o conceito de ESG e o quanto é importante para uma cadeia produtiva saudável e sustentável. Agora, como isso tem relação com os rótulos das embalagens?

Embalagens inteligentes

Os novos hábitos de consumo impulsionados pela pandemia da Covid-19 reforçaram que a conscientização socioambiental é um fator decisivo na hora de comprar um produto ou serviço.

A pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey 2021, feita nos cinco continentes sobre o pós-pandemia, pela consultoria PwC, mostrou que 54% dos consumidores optam por produtos com embalagens sustentáveis.

Por isso, introduzir o recurso Smart Packaging em uma embalagem significa agregar tecnologia e inovação em etapas do processo de produção, a fim de atuar diretamente em um problema existente. Isso torna tais iniciativas sustentáveis. Produzir uma embalagem, com visual atrativo, a partir de resíduos de outras cadeias é um exemplo.

Outro ponto de otimização é agregar ainda mais valor ao rótulo impresso. Por meio da impressão de QR Code é possível entregar informações verdadeiramente relevantes ao consumidor. São elas as iniciativas sustentáveis que acontecem na empresa e instruções de descarte correto dos resíduos.

Tudo isso, para entregar uma experiência de consumo ao usuário mais imersiva e personalizada. Além disso, trata-se de uma estratégia que agrega um alto valor à marca uma vez que comunica ao seu público o envolvimento com a agenda ESG.

Conclusão

Como vimos, o comprometimento das empresas com iniciativas ESG se faz necessário para garantir uma economia mais sustentável e que valoriza a sociedade de maneira diversa e inclusiva, além de promover a geração de empregos.

E com isso, as embalagens inteligentes vão conquistando o mercado, visto que suas soluções tecnológicas personalizadas são uma alternativa para que as empresas do varejo estejam em conformidade com este novo movimento.

Depois de compreender a importância do ESG e como está relacionado às embalagens, sua empresa está preparada para investir em embalagens inteligentes?

Entre em contato com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas e saber quais são as melhores soluções para o seu negócio! O SINCPRESS oferece consultoria completa e tem amplo conhecimento de tecnologias modernas.