Transformação Digital aplicada ao varejo

Transformação Digital aplicada ao varejo.
Supply Chain – Distribution & Logistics – Package Delivery

Não é novidade para ninguém que a quarentena causada pela Covid-19 impulsionou consideravelmente o comércio digital/eletrônico. Um levantamento feito pela ABComm registrou um aumento de 400% no número de lojas que abriram o e-commerce por mês. Diante deste cenário, a Transformação Digital no varejo deixou de ser algo passageiro e tornou-se vital para os negócios que desejam estender ainda mais sua vida útil.

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A questão é: a tempos que notamos uma mudança no comportamento do consumidor. E todos os novos padrões observados apontam para uma demanda cada dia maior de personalização e conveniência. Frente a isso, apenas vender um produto, sem oferecer valor agregado ao cliente, ou uma experiência de compra significativa, já não cabe mais em nossa realidade.

E não só isso. A indústria também segue ávida por essas renovações. Uma vez que, busca todos os dias por formas de otimizar processos, diminuir custos e desperdícios, além de potencializar resultados. A verdade é que, para driblar essa realidade, será necessário investir em soluções tecnológicas que entreguem esta experiência. Por isso, promover as transformações nunca foi tão importante.

O que é Transformação Digital?

A Transformação Digital acontece a partir do momento em que incorporamos a tecnologia na operação para potencializar resultados. Contudo, não se trata de investimentos em tecnologias caras e complexas. Muito pelo contrário. O recurso pode ser pontual e enxuto, desde que ele faça sentido para o negócio em questão.

No que tange as práticas do varejo, as inovações devem atender duas frentes: o consumidor e a cadeia produtiva de ponta a ponta. Isso porque a sintonia adquirida pelos elos do processo reflete diretamente na percepção do cliente sobre determinado produto ou serviço.

Tenha em mente apenas que, para trilhar esse caminho, uma empresa precisa ter amplo conhecimento das motivações de seu público-alvo e dos principais impasses do processo produtivo. Só após a elucidação dessas informações que o negócio deve selecionar e aplicar uma solução tecnológica. 

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Por que o Smart Packaging é um agente de transformação?

Mais do que promover campanhas, o Smart Packaging visa fornecer informações úteis para todas as etapas da cadeia produtiva. Para promover qualidade, segurança e confiabilidade, existem diversas soluções que podem ser aplicadas em uma variada gama de itens.

A Serialização, por exemplo, é um recurso utilizado para acompanhar um produto desde o processo de fabricação, até sua distribuição. Tal tecnologia garante, não apenas a procedência adequada do objeto, como ainda oferece um canal de comunicação direto com o consumidor. Isso porque é possível receber feedbacks dos clientes, de forma personalizada, para cada embalagem distribuída. Essas informações permitem que a companhia entenda aspectos que influenciam no produto e embasem sua tomada de decisão.

Além disso, essa funcionalidade levanta as variações de qualidade em um lote que foi distribuído para diferentes revendedores, falsificação de produtos, procedência entre outras informações.

Não faltam razões para afirmar que a Transformação Digital veio para ficar. Com uma demanda crescente de indivíduos buscando experiência cada vez menos analógicas, pensar nessas alternativas é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. Contudo, saiba que, mais do que uma mudança de prática, a Transformação Digital é um trabalho de transição de mindset e, principalmente, de compreensão do negócio e do cenário que está inserido.

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