Entenda a rastreabilidade de medicamentos

O Smart Packaging é uma tecnologia emergente que pode agregar a diversos setores – falamos muito a respeito nas últimas semanas. Contudo, há uma área em particular que, nos próximos meses, verá este recurso ganhar muita maturidade. Estamos falando da indústria farmacêutica brasileira que, nos últimos anos, debateu muito sobre como tornar seus processos mais seguros e transparentes. E que enxergou na rastreabilidade de medicamentos uma alternativa viável.

Não pense que tal preocupação surgiu aleatoriamente. Muito pelo contrário. Somos uma das nações que mais sofre com falsificação de medicamentos. É exatamente o que aponta um dado divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, 10% dos remédios comercializados em território brasileiro são falsificados. Em contrapartida, em 2020, este setor bateu recorde de faturamento – alcançando a marca de R$58,2 bilhões. Essa informação foi publicada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA).

Leia também: Rastreabilidade aplicada em Embalagens Inteligentes!

Rastreabilidade reconhecida pela legislação brasileira

Frente a este cenário, a legislação brasileira não viu outra forma de solucionar esse problema se não fortalecendo as diretrizes que supervisionam o mercado. Para isso foi criada a Lei Nº 13.410, de 28 de dezembro de 2016, que determina a criação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM). A princípio, o objetivo desta ação é implementar e regulamentar a rastreabilidade de remédios em diversos pontos da cadeia.

O que é rastreabilidade de medicamentos?

Certamente, a necessidade de englobar novas tecnologias em uma indústria vai motivar uma corrida repentina em busca de recursos. Isso é fato. Contudo, tais esforços podem ser insuficientes caso as companhias não compreendam corretamente todo o potencial que a rastreabilidade de medicamentos tem a oferecer para o mercado.

Primordialmente, devemos compreender este conceito como uma junção entre tecnologia e processos que visam mapear e gerar um histórico de cada posição do produto ao longo de sua jornada – desde sua fabricação até a chegada ao consumidor final. Para que um determinado medicamento atenda todas as orientações indicadas pelo SNCM, todos os elementos envolvidos na cadeia terão que aderir a esta serialização.

Leia também: O que é serialização de embalagens?

Agora, será preciso considerar também que esta movimentação não é apenas para preparar a companhia perante fiscalizações e audiotrias. Muito pelo contrário. Esta é uma solução que busca proteger a marca – que arca com grandes prejuízos ao ter sua carga roubada ou falsificada – e, principalmente, para minimizar o risco para a população que, ao fazer uso de medicamentos adulterados, coloca sua saúde em risco.

Desafios

Da fato, as tecnologias disponíveis dentro do conceito de Smart Packaging atuam em diversas dores do mercado – desde a potencialização de resultados de uma companhia, até na proteção do consumidor. No caso das embalagens para indústria farmacêutica, este potencial cresce ainda mais ao pensarmos que este setor, entre os anos de 2015 e 2020, cresceu cerca de 8%.

Ainda existem muitos desafios para superar, sendo o principal deles enfrentar as diversas burocracias para implementação do sistema. Mas uma vez que a legislação brasileira reconhece o papel fundamental da rastreabilidade, será questão de tempo até vermos a tecnologia se tornar o alicerce do supply chain.

Agora, chegou a sua hora de compartilhar conosco: seu negócio está consciente sobre suas vulnerabilidades no processo?  Quais iniciativas coloca em prática para minimizar riscos para o consumidor e todos os elos da cadeia? O quão importante esse tema é para você e seu mercado?

O SINCPRESS pode ajudá-lo a identificar essas vulnerabilidades e desenvolve a solução completa de rastreabilidade para o seu negócio. Afinal, desenvolvemos soluções de Smart Packaging para grandes empresas, com tecnologias de ponta que garantem a segurança e integridade os dados coletados. Deseja saber mais a respeito? Contact com a nossa equipe e veja como alavancar os seus resultados.