A experiência do cliente no novo normal

A experiência do cliente no novo normal

Na última semana, falamos, principalmente, sobre as tendências no varejo em 2021 e o papel das vendas digitais no novo normal. E, apesar de agora termos a compreensão deste conceito, não podemos entendê-lo apenas como sinônimo de afastamento da relação consumidor e empresa. Muito pelo contrário. Nunca foi tão necessário aproximar-se do cliente para criar a tão estimada comunicação ‘digital humana’.

A verdade é que a crise em que estamos inseridos não apenas potencializou e apressou a transformação digital. Ela também ressaltou pontos fortes e, principalmente, vulnerabilidades na jornada de compra do cliente. Isso quer dizer que negócios que antes não haviam encontrado meios de conexão com seus usuários, diante de um momento pouco favorável, viram esta lacuna se transformar em um abismo.

Frente a isso, as práticas de customer experience aparecem como soluções viáveis para este problema no novo normal. Isso porque a experiência que o usuário possui no contato direto com o seu produto – ou qualquer canal de comunicação – irá ditar a percepção que ele tem da sua empresa como um todo. Deseja ter relações duradouras e persistir em meio a crise? Aposte no aprimoramento dos canais de comunicação direta e, fundamentalmente, na criação de relações mais humanas.

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Relações humanas em meios digitais

Antes de mais nada, entenda: o tradicional desempenhou o seu papel muito bem até então. Mas, agora, é hora de dar lugar a um jeito único de impressionar os clientes. Eles solicitam isso mais do nunca. Em 2018, uma pesquisa da PwC mostrou que 59% dos consumidores consideravam que as empresas haviam perdido o contato humano.

O desafio – e talvez, a solução – no entanto, será humanizar a relação à distância a ponto de, não apenas torná-la útil, mas acima de tudo extremamente relevante no cotidiano do usuário no novo normal. Nesse sentido, o Smart Packaging pode atuar diretamente, uma vez que oferece tecnologias avançadas que podem ser agregadas a embalagem – um canal de comunicação horizontal com o cliente.

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Além disso, a iniciativa de envolver experiências imersivas neste processo não é apenas para capricho ou superioridade tecnológica. Trata-se de um recurso que pode ser utilizado, tanto para a conversão direta, quanto para fortalecer a sua identidade corporativa perante o público. Uma vez presente na jornada, tais tecnologias são capazes de melhorar a visualização de um produto, quando aplicado, ou auxiliar o consumidor a escolher um item frente a variedade.

Tendências no ‘novo normal’

Em sua edição anual de tendências globais, a Euromonitor International destacou dois eventuais direcionamentos para 2021: 1º) Há um desejo por conveniência e uma pressão para que as empresas tornem suas jornadas cada vez mais ágeis – para este fim; 2º) A adesão a uma realidade ‘figital’, ou seja, que promove um híbrido entre a realidade física e a digital.

Por isso, é importante entender que ampliar as vendas e, consequentemente, obter mais resultados são consequências de iniciativas que, primeiramente, visaram ajudar o cliente a solucionar um problema real do seu dia a dia. Esta visão de interação e colaboração estará presente em muitas ações e ditará a continuidade de negócios em meio a crise.

E, entenda também que há muito o que explorar no mercado brasileiro. Principalmente, no que diz respeito a vendas online. É o que aponta um balanço da XP Investimentos. Segunda a instituição, mesmo com o impulsionamento gerado pela pandemia, a taxa de penetração do e-commerce no país, em 2020, foi de 9%. Uma marca consideravelmente baixa se comparada aos Estados Unidos (11%). Imagine quantas oportunidades existem por aí.

Agora, conta para a gente: como você irá utilizar essas tendências e aprendizados a favor do seu negócio? Quais planos e tecnologias pretende colocar e prática em 2021?

O SINCPRESS pode ajudá-lo a entender o potencial das tecnologias imersivas aplicadas ao seu processo produtivo. Afinal, desenvolvemos soluções de Smart Packaging para grandes empresas, com tecnologias de ponta que garantem a segurança e integridade os dados coletados. Deseja saber mais a respeito? Contact com a nossa equipe e veja como alavancar os seus resultados.