Conheça as principais tecnologias de Embalagens Inteligentes

embalagens inteligentes

Anteriormente, as embalagens eram consideradas apenas como um material para proteger, preservar e, de certa forma, promover estaticamente os produtos que envolviam. Agora, por meio do conceito de embalagens inteligentes, elas são muito mais do que isso. O invólucro tornou-se um diferencial estratégico para as empresas que investem em inovações com o fim de oferecer uma experiência de consumo ainda melhor.

Além disso, a conscientização do mercado sobre a responsabilidade socioambiental vem amadurecendo. Deste modo, as empresas encontraram nesse espaço a oportunidade de compartilhar informações e engajar os consumidores em diversas iniciativas, principalmente as sustentáveis. Um exemplo disso são as ações de logística reversa e reciclabilidade, tanto da embalagem quanto do produto em si.

A princípio, trata-se de uma realidade tecnológica chamada de Smart Packaging. Este conceito – no português chamado de embalagens inteligentes – tem como objetivo melhorar a cadeia produtiva por meio da releitura e personalização dos rótulos. Ao agregar novas tecnologias ao invólucro, é possível aperfeiçoar etapas específicas em todo o ciclo.

Aqui, contamos mais sobre as principais tecnologias de embalagens inteligentes existentes no mercado hoje. Acompanhe!

Leia também: Entenda a Logística Reversa!

O que são embalagens inteligentes?

Antes de mais nada, as embalagens inteligentes têm como principal característica atribuir novas funções ao rótulo. Por meio de tecnologias conectivas, a empresa dona da marca e do produto é capaz de atuar diretamente em três pilares – Sustentabilidade, Experiência do Usuário e Proteção da Marca – ao passo que preenche lacunas do mercado produtivo.

Nesse sentido, elas podem carregar informações que vão desde as condições de conservação de um produto, trajeto percorrido para chegar até o consumidor final, bem como estreitar a comunicação com o público-alvo consumidor.

Tudo isso acontece por meio de recursos que tornam a experiência do usuário mais imersiva e personalizada. Além de ser uma estratégia que agrega alto valor à marca.

Estamos falando da mais nova tecnologia do setor de embalagens que têm um próspero caminho pela frente. De acordo com dados de pesquisa feita pela Mordor Intelligence, empresa de inteligência e consultoria de mercado, o mercado de embalagens inteligentes deve atingir US$ 48,72 bilhões até 2026.

Leia também: O que é Smart Packaging?

Não é feitiçaria, é embalagem inteligente

Imagine que com uma simples captura pela câmera do celular o cliente acessa todas as informações relevantes sobre o que ele está consumindo, quem é a empresa responsável pelo produto e por onde ele passou.

Isso já acontece. Abaixo, listamos algumas das soluções viáveis que proporcionam essa e outras experiências imersivas. Confira:

Identificação por Radiofrequência (RFID)

Sabe a tag colada no para-brisa do carro que facilita o pagamento de pedágio, estacionamento e até o abastecimento nos postos de combustível? É um exemplo bem comum de como funciona a tecnologia RFID – do inglês, Radio Frequency Identification.

A princípio, a etiqueta se comunica a uma distância determinada quando passa próximo a um sensor de leitura específico.

Além de oferecer mais agilidade na rotina do usuário, se utilizado por transportadoras e distribuidoras, este mecanismo torna-se eficiente para prevenir fraudes e controlar a entrada e saída de mercadorias. Desta forma, gera mais produtividade em toda a cadeia produtiva.

Códigos Bidimensionais, os QR Codes.

A tecnologia se tornou o aliado primordial do mercado durante a pandemia do novo coronavírus. Acredite, não é de hoje que vem sendo utilizada.

O seu funcionamento é simples: o cliente aponta a câmera do celular para o código, faz a leitura e tem acesso a um ambiente virtual repleto de informações. Trata-se de um recurso versátil, portanto pode ser utilizado para vários fins. Seja para fazer um pedido no restaurante, finalizar uma compra ou, até mesmo, descobrir mais sobre o produto que está exposto na prateleira.

O QR Code além de estender a experiência de consumo, também auxilia a diminuir a poluição visual da embalagem. Isso porque todos os detalhes ficam hospedados na internet.

Realidade Aumentada

Esta tecnologia, acima de tudo, insere elementos virtuais no ambiente físico por meio de dispositivos móveis. É uma solução de embalagem inteligente porque favorece a interatividade do cliente com o produto. 

Algumas marcas já aplicaram a Realidade Aumentada nas etapas da jornada de consumo que são determinantes para a decisão da compra. Um exemplo disso são as latas de refrigerantes de uma marca conhecida globalmente. Este embalagem trazia imagens de super-heróis para uma campanha de marketing específica que, quando escaneadas utilizando um aplicativo desenvolvido para a marca, interagiam com o consumidor. 

Embalagens inteligentes são uma realidade latente

Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias existentes. Decerto, existem muitas outras. E por isso, são muitas as possibilidades de aplicação de tecnologias para tornar a embalagem inteligente. Além disso, não faltam informações para alimentar esse canal de comunicação com o consumidor.

Com a tecnologia certa para as necessidades do seu negócio, é possível compartilhar com o público-alvo assuntos como:

– História e propósito da empresa

– Modo de consumo/uso de um determinado produto

– Incentivo para participar de atividades interativas

– Indicação de como e onde reciclar os produtos e embalagens etc.

E é um fato que, aqueles que conseguirem se comunicar com o público por meio das embalagens inteligentes, vão se destacar ainda mais no mercado. Uma vez que o consumidor quer uma experiência de compra e não apenas adquirir um produto ou serviço, como acontecia no varejo tradicional.

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