Como o rótulo personalizado pode diferenciar sua farmácia de manipulação?

Rótulos personalizados para farmácia de manipulação!
Rótulos personalizados para farmácia de manipulação!

Quando o assunto é a comercialização de produtos, podemos afirmar que a embalagem é um canal de comunicação direto entre uma marca e o cliente. Além de proporcionar o acondicionamento adequado, o invólucro também oferece a possibilidade de estimular novas compras. E essa premissa também é válida para a farmácia de manipulação.

Por isso, todo setor precisa investir em um rótulo que simbolize a empresa, ao passo em que agrega valor à experiência do consumidor. Principalmente, se considerarmos que, neste momento, os usuários procuram cada vez mais elevar sua jornada de compra ao máximo potencial.

Quer saber como o rótulo pode ser um diferencial para a sua farmácia de manipulação? Então, continue esta leitura!

Leia também: O que você precisa saber sobre serialização de medicamentos!

Novos hábitos de consumo 

Sabemos que os consumidores estão cada dia mais conscientes e responsáveis. Um estudo global de consumo feito pelo Institute for Business Value and National Retail Federation (IBM/NRF), de 2022, aponta que 44% dos entrevistados escolhem seus produtos e marcas com base em valores, como a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Esse fato reforça ainda mais a necessidade de expandir tais preocupações para a indústria farmacêutica – especificamente nas farmácias de manipulação. A tendência para este setor é aplicar uma política corporativa verdadeiramente responsável, por meio de ações que respeitem o meio ambiente e a sociedade.

Decerto, um dos maiores desafios para os fármacos, hoje, é a destinação dos resíduos sólidos. Pensando nisso, uma solução é descartar esses rejeitos de maneira correta e, ao mesmo tempo, incentivar a participação do cliente neste processo. Isso é possível por meio da distribuição de postos de coleta de medicamentos que não são mais utilizados – mais adiante, vamos falar como é possível inovar nesta iniciativa.

Além disso, tenha em mente que o consumidor está cada vez mais atento e exigente com os processos que envolvem os itens que adquire. Por isso, é preciso ter transparência sobre toda a cadeia de produção – do momento da fabricação até a chegada do produto às prateleiras.

Leia também: Sustentabilidade no setor farmacêutico!

Rótulo personalizado em farmácia de manipulação

Tendo em vista o comportamento e, principalmente, as necessidades do consumidor, podemos afirmar que o Smart Packaging aparece como uma solução viável para a personalização de rótulos e geração de valor dos produtos entregues por farmácias de manipulação.

Ao inserir a tecnologia de QR Code no rótulo de um ‘manipulado’, por exemplo, é possível entregar um remédio individualizado às necessidades do paciente. Afinal, o rótulo personalizado tem como objetivo carregar informações e conteúdo que orientam o consumidor sobre posologia e a composição daquilo que está usando.

No âmbito da sustentabilidade, este recurso também oferece muitos benefícios. Primeiramente, a possibilidade de instruir o consumidor sobre o descarte apropriado da embalagem e os pontos de coleta disponíveis por geolocalização. Além disso, é possível mostrar as ações que a empresa desenvolve, com a finalidade de tornar a operação mais sustentável. Isso certamente vai elevar o relacionamento com o cliente.

Com um simples escaneamento do código, o usuário já tem acesso a todos os dados que a farmácia de manipulação disponibiliza. A melhor parte é que este recurso permite explorar diversos formatos de conteúdo, seja vídeo, infográfico ou texto.

A tecnologia agregada ao invólucro também oferece vantagens para os players da cadeia produtiva. Isso porque ela fornece informações relevantes sobre todas as etapas de produção. Algo extremamente útil, visto que as fraudes são outro grande desafio para a indústria farmacêutica.

Conclusão

O fato é que a embalagem carrega não apenas o produto. Ela é um diferencial para se destacar no mercado de atuação – desde que haja um equilíbrio entre soluções adequadas para o negócio e objetivos traçados. Além disso, é uma maneira silenciosa e discreta de fortalecer o valor da empresa, gerar um padrão de reconhecimento e ajudar o meio ambiente.

Dito isso, vimos o quanto uma embalagem personalizada tem potencial para diferenciar a sua farmácia de manipulação no mercado  e, mais do que isso, como o Smart Packaging é a chave para auxiliá-lo neste processo.

Agora, nos conte: quais são os seus maiores desafios para a personalização de rótulos? Entre em contato com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas sobre o conceito e como colocar em prática. O SINCPRESS oferece consultoria completa e tem amplo conhecimento de tecnologias modernas para o seu negócio.

Leia também: Sincpress no IOP Journal!